2010 – ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE.
A Organização das Nações Unidas ( O.N.U. ), elegeu para 2010 o ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE, com a clara intenção que possamos conhecer um pouco mais da vida que nos cerca.
Os objetivos do Ano Internacional da Biodiversidade são:
1.Ampliar a consciência sobre a importância de salvaguardar a biodiversidade para a continuidade da vida na Terra, identificando e combatendo as ameaças à vida .
2.Aumentar a consciência sobre a importância dos esforços já empreendidos por governos e comunidades para salvar a biodiversidade, promovendo a participação de todos.
3.Incentivar a sociedade, organizações e governos a tomarem medidas imediatas necessárias à defesa da perda da biodiversidade.
4.Promover soluções inovadoras para reduzir as ameaças sobre a biodiversidade.
5.Estabelecer um diálogo sobre as medidas a serem adotadas após o ano de 2010, garantindo a continuidade dos programas desenvolvidos.
É complicado tentar demonstrar por que há tanta preocupação em se defender as baleias, o mico-leão, a arara-azul, os manguezais, plantas e bichos que aparente nada, absolutamente nada têm haver com agente.
A resposta é uma só. Todas as formas de vida do planeta são dependentes uma das outras, estamos conectados à Terra, aos seres vivos, a água aos oceanos.
A Terra é nossa casa, plantas e animais são a nossa família. Se eles são ameaçados, nos também somos. Se um deles morre, nos também morremos um pouco.
O nosso desafio hoje é ter a grande oportunidade de mostrar as gerações futuras que nós aqui e agora conseguimos reverter o processo de destruição terrestre.Que a nossa maior arma é nossa consciência e atitude para lutar contra os gigantes que destroem a Terra a todo instante.
O ar que inspiramos agora vêm das algas invisíveis que flutuam nos oceanos. O ar que espiramos é absorvido pelas mesmas algas que filtram o ar da Terra. São essas mesmas algas invisíveis que alimentam os pequenos organismos que servem de alimento para os peixes e para as gigantes baleias. São essas algas pequenas algas flutuantes que espalhadas na água são filtradas por mariscos, ostras e mexilhões que alimentam pessoas humildes, pescadores ou que são servidos nos melhores restaurantes como as mais finas iguarias, nas preparações de pratos exóticos.
O nosso alimento diário certamente foi polinizado por borboletas e abelhas que vivem e dependem das matas, as mesmas que nos oferecem uma infinidade de ervas curativas e aromáticas, que sustentam nossas vidas.
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário