sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mata Atlântica
















Por que a Mata Atlântica é considerada como detentora da maior biodiversidade terrestre?
Quando a Terra passou pelas Eras do Gelo e pelos intervalos de aquecimento global entre as fases de frio extremo conhecidas como Eras Interglaciais. Nos momentos Interglaciai do passado quando a temperatura se elevou consideravelmente muitas florestas sofreram um processo de desertificação ou de redução formando ilhas verdes sobre o planeta.
Diferente de outras paisagens a Floresta da Encosta Atlântica durante os tais períodos Interglaciais, como esse que estamos atravessando hoje, o aquecimento só favoreceu a Mata Atlântica e toda sua faunística que encontrou condições apropriadas de refúgio e sobrevivência.
Diariamente ao nascer do sol as águas costeiras são aquecidas e por evaporação se elevam na atmosfera. Empurradas pelos ventos alísios esse vapor se esfria e condensa formando a neblina todas as manhãs. A serração é péssima para o trânsito de veículos e excelente para a vegetação.
O Fenômeno Físico de evaporação e condensação + luminosidade foram ingredientes de um clima estável perfeito para a exuberância da Encosta da Mata Atlântica, casa dos organismos que dela fizeram morada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário