sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A Garça cinza e o pescador.













Como vai você?
Muito prazer.
Você pode me chamar de Garça Cinza, esse é meu apelido ou como o pessoal me conhece por ai.
Pesquisadores e ornitólogos preferem me chamar pelo nome científico que é Ardea cocoi. Pertenço a uma grande Família: Ardeidae um grupo de aves muito importante. Faço parte da comunidade dos manguezais e no meu caso vivo aqui no Portinho em Praia Grande.
Você pode encontrar minhas irmãs em vários ambientes alagados, como no Pantanal do Mato Grosso por exemplo. Gosto de peixes, insetos, moluscos, anfíbios ou quase tudo que se mova e tenha cara de comida.
Faço parte de um grupo que chamam de aves pernaltas, sou prima das cegonhas uma de nossas diferenças e que quando estou voando encolho meu pescoção em forma de S.
Quando estou pescando abro as asas, juntando as pontas e escondendo a cabeça. Fico parecida com um abajur, mexendo os pés na lama atraio pequenos peixinhos que vêm doidos para comer pequenos vermes. Assim pesco meu almoço essas e muitas outras informações você encontra por aí, registradas nos bons livros de ornitologia.

Têm uma história de pescador que juro que é verdade, ali no Portinho/PG tem um pescador que para o barco para tomar café e a Garça cinza demonstrando muita irritação começa a piar chamando o pescador.
Quando questionado o porque daquele comportamente o pescador responde.
- Ela é assim mesmo, se demoro a tomar café ela reclama.
É muito temperamental.

PS
Informações dessa natureza você não vai encontrar na literatura científica, mas aqui na nossa cidade, vamos aprendendo com os ensinamentos da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário