Os indivíduos do gênero Emerita sp, são popularmente conhecidos como, Tatuíra, Tatuí ou Tatuzinho-da-praia. No Brasil o genêro Emerita está representado por duas espécies conhecidas Emerita portoricensis e Emerita brasiliensis.
As Tatuíras são todas marinhas e fazem parte da fauna que explora a região entre-marés. Organismos adaptados as duras condições de acentuadas correntes da lâmina d´água mais externa. As Tatuíras se enterram de marcha ré, sua cauda cavadora garante o rápido enterramento do animal na areia, sua longas antenas fucionam como um pente aprisionando microorganismo para sua alimentação. As fêmeas são maiores que os machos com as carapaças atingindo cerca de 3cm. Fêmeas ovígeras podem guardar até cerca de 6.000 ovos. Maçaricos e outras aves litorâneas são seus predadores naturais.
Pesquisas têm demonstrato que a compactação de praias arenosas altera as características de permeabilidade, ancoragem e penetração dos organismos residentes desse meio. Variações de temperatura alteram e até interrompem o Ciclo Reprodutivo das Tatuíras.
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boa tarde !! Estou pesquisando o Tatuí em nossa região norte do RJ. Gostaria de saber diferenciar o macho da fêmea, mas tmbm espécie diferente entre si. Hj encontrei um com o formato mais quadrado e com uma calda.
ResponderExcluir